sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PRESIDENTE DO SENADO RECEBE COMITIVA DE GRAJAÚ

SARNEY RECEBE COMITIVA DE GRAJAÚ

Liderada pelo prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, a comitiva grajauense foi recebida, dia 18, pelo Presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador José Sarney. A viagem a  Brasília, para encontro com políticos – deputados federais e senadores – e visita a órgãos federais, em busca de apoio e de recursos para o município de Grajaú, tem sido uma constante nestes sete anos da administração do prefeito Mercial Arruda. E tem dado certo; mas não é tão fácil assim.
É uma verdadeira batalha. O prefeito tem que ficar permanentemente atento, pois, entre a assinatura de convênios e a liberação dos recursos, há uma longa estrada; e o prefeito Mercial sabe bem percorrê-la. Mas, repito, não é fácil.
A agenda da Comitiva, em Brasília, de 18 a 20 de outubro:
Com Presidente do Senado Federal, senador José Sarney – o prefeito Mercial pediu apoio para a liberação de recursos de convênios assinados com o Governo Federal; convidou-o para vir a Grajaú – ficou acertado o dia 2 de dezembro – receber o Título de Cidadão Grajauense, concedido pela Câmara de Vereadores e também auferir a comenda ‘Medalha do Mérito Militão Bandeira Barros’ pelas comemorações do bicentenário de Grajaú.
Com o senador Clóvis Fecury – o prefeito pediu apoio para a liberação de todos os convênios da prefeitura de  Grajaú junto ao Governo Federal.  Mercial pediu ainda que o senador destinasse algum recurso para a construção de uma nova ponte pênsil (substituir a velha ponte de tábua ) e para investimentos no Balneário Canecão.
No Ministério do Turismo, com o principal Assessor do ministro Gastão Vieira, Dr.Mauro, o  prefeito Mercial cobrou a liberação de recursos para 6 obras, já em andamento     e até agora, não foi liberado um tostão. Explicando: as obras são conveniadas com os ministérios, acontece o empenho dos recursos, mas o dinheiro só sai após a obra iniciada, depois que a prefeitura pede uma medição; vem o fiscal da Caixa Econômica conferir os serviços, aí é que será liberado recurso para pagar o percentual executado da obra. Mudanças de ministros podem ter sido a causa de atrasos nas liberações de dinheiro. ( Em Grajaú, a prefeitura está executando 6 obras pelo Ministério do Turismo; há delas com até 75% de execução, mas até o momento, 21 de outubro de 2011, não foi liberado dinheiro; motivo pelo qual algumas obras estão paralisadas ou com serviços lentos) Exemplos: Praça Nosso Senhor do Bonfim, em frente à Catedral; Praça do Alto Pequi, na Tresidela;  Praça do Alto Brasil; Iluminação da BR 226 e alguns asfaltos.
Com o senador Lobão Filho, suplente do pai, Edson Lobão - o prefeito pediu apoio político para a liberação dos recursos do convênio, já assinado, com o Ministério dos Transportes,  para a reurbanização da travessia da cidade – Expoagra ao Canoeiro – a reconstrução de toda a Travessia da cidade com asfalto novo, rotatórias e sinalização, incluindo uma ponte de cimento ao lado da já existente.

Com o deputado federal Sarney Filho – o convênio da travessia da cidade é resultado de uma emenda de bancada do deputado federal Pedro Fernandes, como o deputado Sarney Filho é o Líder da Banca Federal do Maranhão, a ele o prefeito Mercial solicitou ajuda para liberação dos recursos. Na oportunidade Mercial relembrou que foi o Deputado Sarney Filho que conseguiu os recursos,em 1987, para a construção do Projeto Boa vista, já dentro de uma proposta de  educação técnica. Na época, Mercial era prefeito de Grajaú.
Com o deputado federal Cléber Verde – ficou acertado que o deputado vai trabalhar para conseguir um caminhão frigorífico e uma fábrica de gelo  para os criadores de peixe do Projeto Boa vista. O deputado ficou encantado com o que ouviu do prefeito Mercial sobre o potencial produtivo do Boa Vista.
Com o deputado federal Professor Sétimo -  Ficou o convite para que ele venha a Grajaú, dia 11 de novembro, inaugurar o asfalto do Povoado Flores, resultado de emenda parlamentar do deputado. Na oportunidade, o prefeito Mercial agradeceu  ao deputado Sétimo pelo apoio a Grajaú
Com o deputado federal Waldir Maranhão – através de emenda parlamentar, vai lutar para destinar a Grajaú uma patrulha ( trator, patrol e pá carregadeira).
Com o deputado federal Davi Alves Silva Júnior – o deputado pediu ao prefeito Mercial que entrasse em contato com a assessoria do parlamentar, no início de novembro, para discutir uma emenda  para Grajaú.
No gabinete da deputada Nice Lobão – a parlamentar está de licença para tratamento de saúde. O prefeito Mercial deixou, por meio dos assessores da deputada, agradecimentos pelas obras que ela já conseguiu para Grajaú.
A comitiva do prefeito Mercial Arruda visitou ainda os deputados federais Costa Ferreira, Chiquinho Escócio e Hélio Santos dos quais se ouviu belas palavras de acolhimento em seus gabinetes, e todos eles se colocaram  à disposição do prefeito e dos grajauenses.
No Ministério da Saúde – com a assessora do ministro, Drª Ilolanda, irmã do secretário municipal de saúde, Charles, o prefeito agradeceu pelo apoio às causas de Grajaú.
Como diz o prefeito ‘não se sabe o que o calado quer’ – partindo dessa verdade é que ele vai sempre a Brasília pedir por seu município; principalmente, visitando os deputados votados em Grajaú e que são do grupo de apoio do  governo do Maranhão, do qual Mercial faz parte.

Olha, uma coisa posso dizer com toda segurança: Grajaú tem um prefeito dedicado, comprometido e que usa com proveito todos os dias do seu mandato em busca de benefícios para o povo de Grajaú. É recebido com respeito,  sabe os caminhos de Brasília, tem facilidade de acesso às autoridades, é respeitado e admirado pela sua luta, e é reconhecido por estar sempre em busca de obras para sua cidade.

Eu, J Guimarães, e outros integrantes da comitiva voltamos para Grajaú, na quinta (20), à noite, e ele (prefeito) ficou na capital do país, para continuar sua peregrinação abnegada.

A comitiva: Mercial Arruda, Sálvio Dino e esposa Iolete, José Arão, Rosa Soraida, Silvânio Chaves, Clesiomar Viana, José Antônio Leal, Antônio Matias, J Guimarães e Neto Carvalho







Nenhum comentário:

Postar um comentário