terça-feira, 13 de setembro de 2011

GRAJAÚ NA LISTA DOS 26 QUE MELHORARAM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

UNICEF Divulga Boas Práticas de 26 Municípios que Melhoraram a Qualidade da Educação
GRAJAÚ FAZ PARTE DESSE GRUPO


Desde 2006, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vem investigando, por meio de pesquisas, o que pode ser feito, de norte a sul do país, para assegurar a toda – e a cada – criança o direito de aprender. O resultado do trabalho saiu na publicação  CAMINHOS DO DIREITO DE APRENDER, do UNICEF, Brasília, 2010.
O que fez os municípios pesquisados avançarem no Ideb? Para responder a essa pergunta, foram entrevistados, entre outubro de 2008 e março de 2009, dirigentes municipais de educação, professores, alunos,, pais, funcionários, coordenadores pedagógicos e parceiros das redes. Cada um deles apontou as razões que acreditam ter sido importantes para os avanços.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é reconhecido por todas as redes pesquisadas como um importante instrumento de avaliação e monitoramento da qualidade do ensino. Mais do que isso, os resultados do Ideb de 2005 foram apontados com o grande fator impulsionador da caminhada dos municípios em direção à garantia do direito de aprender.
O que é e para que serve o Ideb
O índice de Desenvolvimento da Educação Básica(Ideb) é um instrumento de avaliação da qualidade do ensino de cada etapa da Educação Básica e de monitoramento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE). Cada escola é classificada numa escala de zero a 10, com base na taxa de rendimento escolar ( índices de aprovação, levantados pelo Censo Escolar) e na média de desempenho dos alunos nas avaliações do Saeb, para as unidades da federação e para o país, e da Prova Brasil, para os municípios. O Ideb estabelece, também, metas a ser atingidas a cada dois anos, até 2021, estipuladas com base no patamar de qualidade e desempenho em que se encontra cada escola no momento da avaliação.
O que contribuiu para que Grajaú melhorasse o Ideb
Formação dos professores – considerada um dos fatores mais importantes para o sucesso da rede - a melhoria na formação inicial dos professores teve impacto importante na aprendizagem dos estudantes.
Práticas pedagógicas – são destaques para explicar os avanços do Ideb - priorização de atividades relacionadas à leitura e à escrita; diversificação das práticas para estimular a aprendizagem dos alunos.
Ambiente de aprendizagem - perfil dos profissionais - motivação, compromisso e responsabilidade dos profissionais fazem diferença.
Para o prefeito Mercial Arruda, o avanço no Ideb é resultado de um trabalho a várias mãos - professores, alunos, pais, parceiros da rede - e  o empenho a Administração Municipal que não tem medido esforços no sentido de oferecer uma educação de qualidade. " Reforma e construção de novas escolas, transporte e merenda escolar e,  qualificação dos docentes, a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Servidores Municipais da Educação; tudo isso contribuiu para a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, para a melhoria do Ideb", afirmou Mercial.


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